Responsabilidade Social através das Empresas Cidadãs

Agro Santa Maria – Fazenda Pirajuí, aderiu ao programa Agro Cidadão
Agro Santa Maria – Fazenda Pirajuí, aderiu ao programa Agro Cidadão

Com o objetivo de promover a Responsabilidade Social entre os associados e parceiros, o Rotary Club de Janiópolis começou o novo ano rotário com tudo, através de um planejamento consolidado que já resultou na parceria de três novas Empresas Cidadãs e um Agro Cidadão.

De acordo com o presidente do clube, Robson Vieira Lopes, o clube optou por nomear uma liderança nos assuntos que envolvem a ABTRF – Associação Brasileira da The Rotary Foundation. “O companheiro Parafuso (Sidney) devido a sua experiência e bom relacionamento assumiu a função de cuidar das estratégias para mostrar as empresas o que fazemos”, explica.

Segundo Parafuso, o trabalho de prospectar novos parceiros também incluem os próprios rotarianos que possuem empresas. “Temos excelentes exemplos de projetos que beneficiaram e beneficiam a comunidade e eles são a maior vitrine de como as contribuições são concretizadas”.

Sidney Aparecido Vieira Lopes, 72 anos, proprietário da Agro Santa Maria – Fazenda Pirajuí, aderiu ao programa Agro Cidadão. Rotariano, decidiu participar através da propriedade familiar, onde cultiva soja e milho ao lado dos três filhos e um funcionário. Casado com Maria  Lenice, Sidney vê no Rotary uma alternativa para o agricultor e produtor rural praticar a Responsabilidade Social.

“Com o desejo de colaborar para uma sociedade mais justa para todos, encontrei na Empresa Cidadã confiança para ajudar. Com o pouco que podemos contribuir, vemos após entrar no programa, o muito que podemos fazer. É um programa que tem mostrado excelentes resultados, sem falar que o nome do Rotary é muito forte e conhecido mundialmente, o que dá credibilidade ao programa”, fala Gilberto Carlos Matozo Santos, empresário da Casa Santa Rosa Supermercado, em Janiópolis.

Gilberto explica que o negócio é familiar e começou em 1960, com o seu pai, pioneiro na cidade, o sr. José da Conceição Santos, vindo de Portugal, no pós guerra.

“Era inicialmente um comércio de Secos e Molhados, liderado pelo meu pai. Ele e minha mãe, Tereza, tiveram três filhos, Marta, eu e Adalberto. A cidade de Janiópolis é em sua essência, agrícola e por ser pequena, todos se conhecem. Pelo nosso comércio ser antigo, muita gente de fora costuma vir até aqui para papear, matar a saudade. Além desse apoio ao Rotary, também colaboramos com diversas ações da cidade”, explica Gilberto.

A proprietária da Upvet, unidade de Campo Mourão, também aderiu ao Programa Empresa Cidadã pelo Rotary Club de Janiópolis. “Temos certeza de que contribuiremos com bons projetos de responsabilidade social através dos Rotary Clubs e agregaremos com boas ações à sociedade e ao meio ambiente”, declara Fernanda Oliveira Silva, farmacêutica e estudante de medicina veterinária.

A Upvet é uma farmácia de manipulação veterinária que atende o mercado pet em Campo Mourão e região desde 2016. Fernanda está como farmacêutica responsável desde maio de 2022.

A empresa tem como público-alvo veterinários e proprietários que necessitam de auxílio no tratamento dos pets através de medicamentos de qualidade. “Nossos clientes encontram uma equipe disposta a contribuir na saúde e melhora na qualidade de vida dos pets, desde a  recepção até a equipe do laboratório. Como responsável técnica, penso em agregar na qualidade e profissionalismo do atendimento, estou sempre buscando novas formações e qualificações. No momento, além de farmacêutica, também sou estudante de medicina veterinária e estou fazendo uma pós graduação em Manipulação Farmacêutica. Acredito que a parceria e troca de conhecimentos entre veterinários e farmacêuticos é preciosa e resultam em tratamentos eficazes aos animais”, ressalva Fernanda.

Com 2 meses de Fernanda à frente da empresa, o Programa Empresa Cidadã da ABTRF foi o primeiro projeto de Responsabilidade Social da UpVet. São também sócios da empresa: Sidney Aparecido da Silva, Eliane da Motta Oliveira Silva e Mateus D’Angelo Silva.

O Auto Posto Pinhalzinho, do empresário Husni Oliveira Hasan Júnior (Juninho Teodoro), tem inovado em Janiópolis e sido um ponto de encontro para os amigos, além da venda de combustível. O empresário oferece um cardápio diversificado na loja de conveniência, seja para quem deseja uma refeição rápida ou participar de um “happy hour”. O posto possui também um restaurante, comercializa baterias entre outros produtos e serviços, tornando-se referência quando o assunto é qualidade e acolhimento no atendimento ao cliente.

Praticar a Responsabilidade Social através do Rotary é mais um investimento do empresário, que acredita na importância do negócio consciente com as necessidades da comunidade. O posto possui uma unidade também na cidade de Farol.  

  Dicas para novos parceiros nos programas da ABTRF

  • Faça uma relação das empresas existentes em sua cidade e região
  • Quantos rotarianos possuem empresas com potencial para serem Empresas Cidadãs? Através dos nossos exemplos, fica mais prático mostrar os benefícios de apoiar os projetos.
  • Quantos amigos empresários cada associado possui?

Cada cidade possui sua particularidade e cultura. Avalie a melhor forma de apresentar o Rotary, se é solicitando uma reunião presencial, convidando para uma festiva rotária ou até mesmo marcando um bate papo on-line ou em um ambiente social.

 

 Larissa Nakao - Comunicação Corporativa

Fotos

Localizar site dos clubes